Gastos com energia elétrica representam uma grande fatia dos custos de uma empresa. Em tempos de instabilidade das tarifas de energia, cada vez mais corporações investem em energia solar para se protegerem dos futuros aumentos na conta de luz e ganharem competitividade.

Mas o ganho econômico não é o único ponto que motiva o investimento. Organizações optam por fontes de energia renovável como forma de provocarem melhorias sociais e ambientais na sociedade, o que impacta positivamente a imagem da empresa. Grandes corporações como MercadoLivre, Natura, Petrobras e Claro já investem pesado em energia solar.

A L’oréal Brasil possui o 2° maior sistema de painéis solares do Rio de Janeiro em seu Centro de Pesquisa & Inovação. Foto: divulgação L’oréal Brasil

Empresas de pequeno e médio porte também reconhecem os benefícios da energia fotovoltaica e investem em projetos de sistemas solares fotovoltaicos para o seu negócio, independente do setor.

Quer conhecer você também alguns dos inúmeros benefícios da energia solar para o seu negócio?

Veja abaixo algumas vantagens.

Estabilidade na conta de luz

Após a instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaica, os futuros aumentos na tarifa de energia não impactarão o seu bolso! Na verdade, quanto mais a tarifa sobe, mais você estará economizando. Isso representa, em qualquer negócio, um corte significativo de um custo fixo.

Investimento certo

Enquanto a poupança oferece um retorno de 4,5% ao ano, ao investir em um sistema fotovoltaico você consegue um retorno maior do que qualquer outro investimento em renda fixa.

Além disso, o investimento inicial costuma se pagar entre 3 e 6 anos, em média. A partir desse período, toda a energia gerada pelo seu sistema representa economia para a sua empresa. Outro ponto importante é o fato de que a vida útil dos módulos solares é de, pelo menos, 25 anos. Então são 25 anos pagando menos na sua conta de luz. E em qualquer negócio, redução de gastos significa ganho de competitividade!

Instalação simples e fácil. Sem obras.

A instalação dos painéis fotovoltaicos não interfere na rotina de trabalho do seu negócio. Os módulos solares são instalados na parte externa do estabelecimento, sem obras, sem sujeira e sem poluição sonora considerável. E caso seja do interesse da empresa aumentar a geração de energia contratada inicialmente, o procedimento ainda permite a fácil expansão do sistema.

Valorização da imagem

A sociedade está mais atenta aos problemas ambientais e de sustentabilidade que enfrentamos atualmente. Cada vez mais, consumidores de produtos e serviços optam por empresas que demonstram cuidado com o meio ambiente e preocupação com questões sociais.

Ser uma organização que demonstre empenho em diminuir os impactos causados pelas suas atividades traz melhorias para a imagem da empresa e, consequentemente, beneficia o seu negócio.

E então, quer que sua empresa comece já a se beneficiar com a energia solar?

Peça um orçamento! E se tiver mais alguma dúvida sobre geração distribuída, confira a nossa seção de perguntas e respostas.

Empresa mineira optou, em 2017, por investir em um sistema de energia solar fotovoltaica da Astra Solar. Desde então, a organização reduziu consideravelmente os custos fixos com energia. Foto: Arquivo Astra Solar
Juliana Garcia