É possível a zerar conta de energia?

Por Marketing Astra Solar em 21 de maio 2020
Energia Solar

Uma das dúvidas mais comuns para aqueles que buscam investir em energia solar é sobre a possibilidade de reduzir ao máximo na conta de energia, e até mesmo zerá-la. Para desmistificar essa pergunta precisamos, primeiro, explicar sobre o Custo de Disponibilidade, fator que afeta, principalmente, os consumidores de baixa tensão.  

Custo de disponibilidade

O custo de disponibilidade, ou taxa mínima, é o valor cobrado pelas concessionárias para disponibilizarem a energia elétrica no ponto de consumo. A taxa é cobrada para cobrir os custos e investimentos em infraestrutura elétrica, pessoal, distribuição, entre outros. Sendo assim, mesmo que você gere toda a sua energia, você ainda terá que pagar pela sua disponibilidade e distribuição.

O Custo de Disponibilidade é regulado pela resolução ANEEL n°414, que estabelece os seguintes valores mínimos de entrega de energia, conforme padrão de conexão com a rede:

I – 30 kWh, se padrão monofásico

II – 50 kWh, se padrão bifásico

III – 100 kWh, se padrão trifásico.

Caso o consumidor apresente um consumo mensal inferior à quantidade mínima aplicável, ele pagará pelo custo de disponibilidade, cujo valor corresponderá a quantidade de energia multiplicada pela tarifa.

Qual o meu custo de disponibilidade?

Para saber qual o seu custo de disponibilidade, você tem que saber qual é o seu tipo de padrão de conexão. Para isso, verifique a sua conta de energia. Abaixo vamos te mostrar onde encontrar em uma conta da CEMIG:

Neste caso o padrão de conexão é bifásico, como visto na marcação em amarelo. Então, de acordo com os valores mínimos de entrega de energia que demonstramos acima, o custo de disponibilidade a ser considerado corresponde a 50 kWh/mês. Como a classe é residencial, a tarifa do exemplo considerado, é de R$1,16 e considerando que esse consumidor esteja produzindo toda a energia que consome no mês, ele deverá pagar R$58,00 à distribuidora.   

Entenda a relação entre Custo de Disponibilidade e Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

A legislação que rege os sistemas de Geração Distribuída, nos quais se enquadra a geração de energia solar fotovoltaica, impossibilita eliminar o custo de disponibilidade da conta de energia.

O item I do Artigo 7 diz que:

  • I – deve ser cobrado, no mínimo, o valor referente ao custo de disponibilidade para o consumidor do grupo B, ou da demanda contratada para o consumidor do grupo A, conforme o caso; (Redação dada pela REN ANEEL 687, de 24.11.2015.)

Dessa forma, mesmo se o sistema fotovoltaico gerar mais energia do  que o consumido, ainda haverá a cobrança da taxa mínima de acordo com seu padrão específico. A conta nunca será zerada. 

Ainda assim, o investimento em energia solar é seguro e com retorno garantido. Com o atual cenário do país, os investimentos em energia solar têm rendido mais que os investimentos em renda fixa!

Se quiser saber qual seria o investimento necessário e qual o payback de um sistema fotovoltaico, faça uma simulação. Com o simulador da Astra Solar você pode calcular o investimento, saber qual a economia que será proporcionada, o tempo de retorno do investimento e o tamanho do sistema de energia fotovoltaica ideal para a sua residência ou empresa!