Para que um sistema fotovoltaico tenha uma boa performance é necessário um bom projeto e execução, além do acompanhamento da geração.

O correto dimensionamento do sistema é importante para garantir que a demanda energética do consumidor seja atendida da melhor forma possível, e que a estimativa da sua capacidade de geração seja mais precisa.

O monitoramento permite que você identifique a ocorrência de qualquer problema que possa interferir na geração e tome as providências necessárias para a correção rapidamente. Desse modo você diminui o prejuízo com a queda ou interrupção da produção.

O serviço de monitoramento, por sua vez, irá mostrar como o sistema está performando. Caso o monitoramento mostre que a geração está próxima ou acima do valor que foi projetado para suprir, o sistema está performando bem.

Caso seja observado que a geração foi menor do que 90% do valor estimado, o sistema pode estar apresentando algum problema, e é necessário investigar.

No entanto, é possível que o consumo do imóvel aumente após a instalação de um sistema fotovoltaico. Portanto, para saber se um sistema fotovoltaico está performando de acordo com o esperado, é necessário comparar a geração prevista e a  realizada, e não o valor da fatura de energia.

Acessando o seu sistema de monitoramento é possível fazer essa comparação. Em meses de muita chuva ou pouco sol a geração será menor, mas a média de geração, após 12 meses, deverá ser pelo menos 90% do valor de geração projetada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =