Coronavírus: o impacto no setor elétrico

Por Marketing Astra Solar em 11 de maio 2020
Energia Solar

O coronavírus tem gerado impactos negativos em praticamente todos os setores da economia, dentre eles, o elétrico. 

Com o fechamento de grande parte do comércio, e paralisação ou diminuição da produção em todo o país, houve uma forte queda na demanda por energia elétrica. Além disso, devido ao elevado índice de desemprego provocado pela pandemia, é esperada uma alta taxa de inadimplência no pagamento das contas de energia.

Diante desse cenário, a própria Aneel já proibiu o corte no fornecimento de energia aos consumidores inadimplentes.

Essa situação traz transtornos significativos para o setor, como perda de caixa das companhias, atraso em  investimentos, perdas e diminuição das atividades de manutenção.

O impacto na tarifa

Para manter a sustentabilidade financeira das distribuidoras e de todo o setor elétrico,o governo estuda algumas medidas. A principal delas consiste em um empréstimo chamado Conta- Covid, que irá fornecer R$17 bilhões para as distribuidoras de energia em um prazo de 60 meses. 

O governo acredita que esse empréstimo será uma alternativa para evitar que um eventual problema de inadimplência nas distribuidoras gere efeito cascata no setor. Caso ele se concretize, as companhias de energia precisarão aumentar suas receitas para conseguir quitá-lo, o que pode refletir em um aumento na tarifa de energia.

O impacto na tarifa depende de um conjunto de fatores, mas estima-se inicialmente uma alta de 20% nas contas, a ser diluída ao longo de alguns anos. De toda forma, qualquer aumento na tarifa impacta diretamente o consumidor final, seja ele residencial, comercial, rural ou industrial.

Sistema fotovoltaico

Os consumidores do setor elétrico que menos sofrerão com as consequências da pandemia serão aqueles que já produzem sua própria energia, dentre eles, os proprietários de sistemas fotovoltaicos. Esse consumidor se beneficia ao ficar imune às oscilações da tarifa e ao conseguir uma melhor taxa de retorno sobre o investimento realizado, com redução do payback à medida que a tarifa aumenta!

Para saber mais como funciona a energia solar clique no link

https://www.youtube.com/watch?v=Zfm948uOXP4&t=28s