O mercado de energia solar fotovoltaico no Brasil ainda é muito recente, por isso é comum que ainda existam muitas dúvidas e até mesmo alguns mitos sobre o assunto. Pensando em te ajudar vamos te ajudar a desmistificar alguns boatos sobre os sistemas solares.

O painel solar é muito frágil

Os módulos solares são, na verdade, muito resistentes. Eles foram projetados para serem instalados em áreas externas e, portanto, para suportarem impactos em sua superfície e situações climáticas diversas, como ventos fortes e chuva de granizo.

Um sistema solar fotovoltaico requer muita manutenção

Um sistema fotovoltaico bem projetado e instalado não demanda muita manutenção. Uma revisão anual é bem-vinda para que se acompanhe as condições de cabeamento e garanta a segurança dos equipamentos. Uma outra atividade que pode ser necessária é a limpeza dos painéis solares, mas apenas em locais com muita poeira e pouca chuva. Algumas empresas de Energia Solar, como é o caso da Astra Solar, oferecem esses serviços em pacotes opcionais de pós-venda.

Sistemas solares não geram energia em locais frios

Usina solar gerando energia em local de temperaturas abaixo de zero graus. Foto: PX Images

Falso, falso, falso! O sistema de energia solar fotovoltaica não utiliza o calor para gerar energia, mas a luz do sol. Sendo assim, por mais frio que esteja, a radiação solar chegar nos painéis fotovoltaicos e geram energia. Portanto, o importante não é pensar na temperatura do local de instalação, mas sim garantir que os módulos fotovoltaicos estejam livres de sombra.

A geração de energia fotovoltaica gera ruído

Muito pelo contrário, é totalmente silenciosa! Diferentemente dos geradores eólicos ou geradores pela queima de combustíveis fósseis, os módulos fotovoltaicos não geram energia por meio de processos mecânicos, os verdadeiros responsáveis pele ruído. A geração de energia solar se dá através do efeito de foto-emissão que ocorre no interior de cada célula fotovoltaica que compõe as placas solares, e esse efeito é totalmente silencioso.

Agora, fique por dentro de algumas verdades!

Agora você já sabe que os painéis solares são bem resistentes, que não requerem muita manutenção e ainda podem ser instalados até em lugares frios. Logo vamos te apresentar alguns benefícios que você pode ter ao adotar um sistema fotovoltaico.

Posso economizar muito com Energia solar

Absolutamente sim! Logo no primeiro mês após instalação do seu sistema solar fotovoltaico, você já começa a pagar muito menos na sua conta de energia. Em muitos casos, o consumidor passa a pagar apenas a taxa mínima cobrada pela concessionária. Além disso, você estará protegido contra os futuros aumentos na tarifa de energia. E como os sistemas fotovoltaicos possuem vida útil de pelo menos 25 anos, serão 25 anos de economia!

A instalação dos painéis solares é simples e rápida

Pouca gente sabe que a instalação de um sistema fotovoltaico não envolve obras, não causa nenhuma sujeira e não interfere na rotina da casa ou empresa onde está ocorrendo a instalação. Na verdade, a instalação é simples e rápida. Em média, leva-se três dias para completar todas as etapas de instalação de um sistema.

Energia solar é sustentável

O sol é uma fonte de energia limpa e abundante. Com a energia solar, você contribui para a sustentabilidade do nosso Planeta, melhora a imagem da sua empresa e economiza.

Agora que você já conhece alguns mitos da energia solar e alguns dos inúmeros benefícios que ela pode te trazer, que tal investir no seu sistema fotovoltaico? Faça um orçamento com a gente!

Elisa Bastos