01 – A primeira célula solar é de 1833

Charles Fritts criou a primeira célula solar em 1833, feita de selênio em uma base de ouro e com apenas 1% de eficiência. A baixa eficiência se deu por conta do selênio, que não é um bom condutor de eletricidade, além de não ser forte o suficiente para produzir energia útil. Ainda assim, a invenção abriu as portas para novos experimentos e grandes avanços nas décadas seguintes.

02 – Albert Einstein e a Energia Solar

Em 1958, o cientista mais pop do mundo, Einstein, ganhou o Prêmio Nobel por um artigo que escreveu em 1905 sobre o efeito fotoelétrico. Muitos acreditam que o conteúdo do artigo foi o ponta pé inicial para a invenção dos painéis solares fotovoltaicos. Na época, diversos inventores e cientistas foram céticos sobre a validade e viabilidade do estudo desenvolvido por Einstein.  

03 – Primeira célula solar comerciável tinha eficiência de apenas 4 %

Entre os anos 40 e 50, nos Estados Unidos, um físico da Bell Telephone Laboratories – atual Nokia – criou a primeira célula solar comercialmente viável. A célula tinha eficiência de apenas 4%, mas foi um grande marco na época, sendo responsável pelo início do processo de desenvolvimento tecnológico que levaria aos atuais painéis solares. A célula solar da Bell Labs era feita com silício, até então nunca utilizado para essa finalidade.

04 – O primeiro carro movido a energia solar

Por incrível que pareça, o primeiro carro movido pelo sol foi construído em 1958 pela International Rectifier Corporation – hoje, parte da Infineon Technologies. O painel solar do automóvel continha mais de 10mil células solares individuais. O carro só foi apresentado ao público em 1962 e percorria apenas pequenas distâncias.

05 – Indústria pioneira no uso da energia solar

Sabe qual a primeira indústria a adotar o uso da energia solar? Essa dá para imaginar…a espacial! O custo da energia solar fotovoltaica era muito alto mesmo para grandes indústrias. Mas no caso da espacial a situação era um pouco diferente. Voos espaciais demandavam uma fonte de energia confiável e que não deteriorasse com o tempo, como acontecia com o uso de baterias. Então, em 1958, a NASA apresentou ao mundo o primeiro satélite americano a utilizar energia solar, o Vanguard. Os módulos solares do satélite foram utilizados para fornecer energia ao sistema de comunicação.

Gostaram de saber um pouco mais da história da energia solar? Todos esses fatos foram importantes para conseguirmos chegar à energia solar fotovoltaica como ela é hoje: uma solução ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável!

Juliana Garcia