O mercado de energia solar cresce de forma exponencial no Brasil, é cada vez mais comum ver consumidores finais e empresas instalando sistemas fotovoltaicos em seus estabelecimentos.

O sistema consiste principalmente dos painéis fotovoltaicos (instalados geralmente na cobertura da unidade, onde há maior incidência solar), de um inversor para a conversão da energia elétrica em corrente contínua (gerada pelos painéis pelo efeito fotoelétrico) para corrente alternada (de acordo com os parâmetros da rede da região) e pelas devidas estruturas de fixação, equipamentos de proteção e medição do sistema e dos cabeamentos necessários para transmissão da energia.

A baixa de preços de equipamentos, o aumento das tarifas, e a divulgação da resolução normativa no 482, de 17 de abril de 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL, 2012) vem incentivando a implementação de usinas de mini- e microgeração distribuída de energia solar fotovoltaica ao redor do país nos últimos anos). A resolução regularizou e estabeleceu as normas para a instalação destes sistemas e sua integração ao SIN, abrindo as portas para um mercado antes quase inexplorado no Brasil.

São tantas oportunidades tanto para quem quer explorar o mercado, quanto para estudantes interessados na área. E foi analisando justamente esse cenário que dois estagiários, Henrique e André, da Astra Solar receberam destaque acadêmico em seus trabalhos de conclusão de curso!

O Henrique percebeu que falta no mercado de energia fotovoltaica a prática da realização de estudos voltados para a análise estrutural dos telhados que receberão um sistema solar.

Grande parte das empresas negligencia a importância do atendimento às normas e, consequentemente, a segurança daqueles que estão sob os galpões. Outras entendem a necessidade desse processo, mas não possuem conhecimento necessário para executar uma avaliação estrutural e acabam recorrendo a calculistas, que não possuem conhecimento em energia solar. Portanto, é fundamental a união entre o conhecimento estrutural e fotovoltaico.

Diante dessa situação, o objetivo do trabalho do Henrique foi avaliar a capacidade de um galpão metálico suportar a carga extra proveniente da instalação de um sistema fotovoltaico de grande porte. Ele buscou também, propor uma solução em caso de um sistema que esteja fora dos padrões estabelecidos pela norma.

Já o André percebeu que os painéis e os inversores utilizados em sistemas fotovoltaicos no Brasil hoje são em sua maioria adquiridos através da importação, dado à superioridade tecnológica de fabricantes estrangeiros na área e preços além da competição nacional.  Com o objetivo de manter a competitividade no mercado, uma alternativa atrativa para instaladores e projetistas destas usinas é o foco na otimização das estruturas de fixação, tanto em sua geometria quanto na seleção dos materiais utilizados.

Estes cortes e adaptações muitas vezes necessitam de avaliação do ponto de vista técnico para garantir que o sistema atenderá aos parâmetros de operação e segurança exigidos em um projeto de engenharia.

Diante desse cenário, o objetivo do trabalho do André foi analisar a carga exercida pelo vento sobre os painéis possibilitando o dimensionamento otimização dos blocos quanto a sua massa mínima para garantir a estabilidade da estrutura. Este correto dimensionamento procura garantir tanto a redução dos custos de produção quanto a segurança de arranjos.

A Astra Solar se orgulha dos trabalhos desenvolvidos por seus funcionários e busca proporcionar meios para o desenvolver profissionais cada vez mais qualificados e capacitados.

Sobre a Astra Solar

A Astra Solar é uma empresa de soluções de energia.

Buscamos sempre as melhores alternativas sob a ótica financeira e de sustentabilidade. Nossos produtos e serviços contribuem para a redução no consumo de eletricidade proveniente de fontes com alto impacto ambiental. Temos orgulho de desenvolver um negócio ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo!

Oferecemos alternativas que permitem aos nossos clientes usufruir de uma energia limpa, renovável, e, principalmente, mais barata em relação àquela fornecida pela distribuidora.

Quer começar a gerar a própria energia limpa e ainda obter uma economia significativa na sua conta de energia? Conte com a Astra Solar, telefone (31) 3225 8049 ou peça um orçamento.

Nayara Gama