Veja como analisar propostas de sistema de energia solar fotovoltaico e garantir que está fazendo a escolha certa!

Por Marketing Astra Solar em 26 de maio 2020
Energia Solar

O setor de energia fotovoltaica está cada vez mais competitivo. Com isso, o cliente possui mais opções de empresas oferecendo o mesmo tipo de produto. Isso é muito bom, mas também pode ser confuso. 

No post de hoje, vamos citar alguns pontos importantes que devem ser considerados antes de se decidir qual empresa de energia solar contratar para executar o serviço.

1- Equalize a relação preço/potência (R$/Wp)

Entendemos que preço seja um dos principais fatores levados em consideração ao avaliar diferentes propostas. Quando estamos falando de energia solar, considerar apenas o preço pode ser uma pegadinha; e o barato pode sair muito caro!

Existem diversas empresas no mercado fotovoltaico que não estão muito preocupadas com a assertividade da promessa de geração de energia. É comum vermos empresas de energia solar que prometem uma geração X por um preço Y sendo que, na realidade, a empresa superestimou a produtividade do sistema.

Quando se superestima a produtividade de um sistema fotovoltaico, a potência necessária diminui, fazendo com que o preço final caia.  Portanto, ao se comparar preço, é fundamental que se equalize a relação preço/potência (R$/Wp).

Mas como saber se a empresa está ou não superestimando a produtividade?

Para garantir que as empresas estejam estimando a geração do sistema solar de forma assertiva, pergunte se a mesma utiliza algum software para gerar a estimativa de produtividade. Em caso afirmativo, peça para ver o relatório. 

Aqui na Astra Solar utilizamos o Altizure e o Helioscope. Os softwares conseguem calcular as perdas de energia que podem ocorrer durante o processo e calcular, com precisão, a energia que será gerada.

2 – Instalação VS Pacote completo de prestação de serviços

Pergunte-se : “O que quero contratar? Uma empresa de instalação de sistemas fotovoltaicos ou uma empresa de soluções em energia?”.

Isso é importante porque trata-se de duas coisas muito diferentes. Uma coisa é contratar uma instaladora de sistemas fotovoltaicos, que vai te vender painéis solares e instalar no local que você desejar. Outra é contratar uma empresa de soluções em energia, como a Astra Solar, que vai desenvolver um projeto personalizado para você. Esse projeto contemplará uma série de serviços executados em diferentes etapas, tais como: 

– entender as necessidades de cada cliente;

– propor soluções personalizadas de eficiência energética; 

– dimensionar e orçar o sistema de energia solar; 

– simular, por meio de softwares, os pontos menos sombreados do local de instalação dos painéis solares; 

– calcular, também por meio de softwares, a geração prevista do sistema fotovoltaico; 

– analisar aspectos estruturais do telhado para garantir segurança e cumprimento às normas;

– oferecer seguros que cubram danos ao sistema; 

– instalar o sistema; 

– conduzir o processo de aprovação e homologação do sistema junto a concessionária; 

– monitorar a geração e identificar possíveis desvios de produtividade

3) Assertividade na estimativa de geração

Estamos 100% focados na responsabilidade e na entrega ao cliente do que foi prometido. Dessa forma, nos preocupamos em utilizar as melhores técnicas e ferramentas de engenharia para estimar a geração do sistema da forma mais assertiva possível.

Em nossas propostas usamos dois softwares para nos auxiliar: o Altizure e o Helioscope.

Altizure: a partir do voo de drone, renderizamos em três dimensões a vista do local de instalação. Isso permite a medição, de forma precisa, da inclinação do telhado e das dimensões de todos os pontos de sombreamento (altura de edifícios vizinhos, diâmetro de árvores etc).

Helioscope: dimensionamos todos os parâmetros do sistema e simulamos a geração de energia prevista. O programa utiliza a base de dados climática mais próxima do local e considera todas as possíveis perdas de energia envolvidas no sistema (sombreamento, reflexão, clipping, temperatura, etc)

Além das perdas consideradas pelo Helioscope, ainda consideramos uma perda extra, que julgamos necessária para uma boa assertividade após análises da geração dos quase 300 projetos que instalamos.

Comparação entre um sistema simulado pelo Helioscope e sua instalação:

4 – Quais equipamentos serão utilizados?

Identifique na proposta quais são os equipamentos que estão sendo considerados. A escolha certa dos equipamentos fará toda a diferença na produtividade e durabilidade do seu sistema.

A Astra Solar trabalha com os equipamentos de maior destaque no mercado fotovoltaico mundial: comercializamos com fabricantes de inversores que têm posição consolidada no mercado mundial, mas que também possuem operação de suporte técnico e garantia no Brasil. 

5 – Pós-venda

Último ponto a ser levado em consideração é a estrutura de pós-venda da empresa. Um bom pós-venda deve ser ágil para solucionar os problemas, além de proativo para antecipá-los. Lembre-se que, após a instalação do sistema, a performance do mesmo deverá ser monitorada e a limpeza periódica dos módulos deverá ser feita para não perder produtividade. Além disso, é bom contar com um apoio que lhe auxiliará caso haja algum questionamento técnico por parte da concessionária e, também, no acionamento de garantias junto aos fabricantes dos equipamentos, caso haja necessidade.

Agora que você já sabe como avaliar propostas de sistema de energia solar, temos certeza que fará a escolha certa! Caso ainda não tenha uma proposta nossa, não saia daqui sem pedir o seu orçamento.