Realizar a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa é muito simples!  Mas antes de fazer isso, muitas pessoas se perguntam qual a área necessária para a instalação dos painéis solares e qual é a eficiência de um painel solar.

As respostas estão diretamente relacionadas, e por isso preparamos um pequeno resumo para que você possa saber um pouco mais sobre este assunto. Confira!

Conheça a disponibilidade da sua área para a instalação de um sistema de energia:

O principal fator que irá determinar a área necessária para o seu sistema solar é a quantidade de energia a ser gerada. Sistemas com a mesma potência podem gerar mais ou menos energia dependendo do local da instalação e das características do local, tais como incidência de sombras, orientação e inclinação do telhado.

Acesse este link para saber mais sobre outros fatores que impactam na eficiência de um sistema fotovoltaico.

A título de referência, disponibilizamos uma tabela para que você possa utilizar como base. Lembrando que as áreas abaixo podem variar de acordo com outros fatores que compõem a instalação de um sistema de energia:

Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas:

  • Potência de 1.5 KWp (média de 185 kWh/mês): ocupa pelo menos 10.5m²
  • Potência de 2.0 kWp (média de 250 kWh/mês): ocupa pelo menos 14m²
  • Potência de 3.0 kWp (média de 375 kWh/mês): ocupa pelo menos 21m²
  • Potência de 4.0 kWp (média de 500 kWh/mês): ocupa pelo menos 28m²
  • Potência de 5.0 kWp (média de 625 kWh/mês): ocupa pelo menos 35m²
  • Potência de 10.0 kWp (média de 1.250 kWh/mês): ocupa pelo menos 70m²

Área média ocupada por sistemas de energia solar para armazéns e indústrias:

  • Potência de 50kWp (média de 6.250 kWh/mês): ocupa cerca de 400m² a 500m²
  • Potência de 100kWp (média de 12.500 kWh/mês): ocupa cerca de 800 a 1000m²
  • Potência de 1MWp (média de 125.000 kWh/mês): 0cupa cerca de 8.000 a 10.000m²

 

Painéis de Energia Solar

Instalação de painéis de energia solar no solo

Entenda mais sobre Módulos Fotovoltaicos para a instalação de um sistema de energia:

Os painéis ou módulos representam o principal elemento do sistema fotovoltaico. Os módulos de 60 células medem 1,65 m x 1 m e pesam 18 kg, enquanto os de 72 células medem 1,96 m x 1 m e pesam 22,4 kg.

Observe a imagem abaixo:

 

Painéis de Energia Solar

Módulo de 60 Células

Painéis de Energia Solar

Módulo de 72 Células

       

 

Os módulos de 60 células apresentam potências geralmente entre 260 Wp e 290Wp, e medem 1,0m x 1,70m. Já os módulos de 72 células apresentam potências entre 320 Wp e 340 Wp e medem 1,0m x 2,0m.

Ao posicionar os módulos fotovoltaicos no imóvel, o foco deve ser garantir a orientação e inclinação ideais, assim como evitar ao máximo pontos de sombra sobre o sistema.

Vale lembrar que os módulos seguem a mesma posição e inclinação do telhado, salvas algumas exceções, mas que em solo e algumas vezes em lajes, normalmente é possível orientar os módulos livremente quanto à sua posição e inclinação, possibilitando o ajuste ideal para a maximização da geração de energia.

 

Orientação e Inclinação do telhado para a instalação de um sistema de energia:


A orientação ideal de telhado é a que possibilita que os módulos fotovoltaicos fiquem expostos à luz solar pelo maior tempo possível ao longo do ano. O planejamento da posição dos módulos é a primeira etapa para maximizar a geração de energia e economia na conta de luz.

No hemisfério sul, a orientação ideal para os módulos fotovoltaicos é o norte geográfico. Quando direcionados para o norte, os módulos ficam expostos à luz solar pela maior quantidade de horas possível ao longo do ano.

Garantir a inclinação ideal também é um fator importante para maximizar a geração de energia.O ângulo ideal de inclinação equivale ao valor da latitude do local de instalação.

Para um sistema instalado em Belo Horizonte, por exemplo, a inclinação dos painéis deve ser de cerca de 20°. Essa é uma inclinação que leva em conta a trajetória solar diária ao longo de todo ano, que é diferente no verão e no inverno.

Pronto! Agora você já sabe bastante sobre as condições necessárias para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica. Para saber ainda mais sobre a possibilidade da instalação de um sistema para a sua área específica, solicite um orçamento em nossa página e comece a gerar sua própria energia!

 

Check List

 

Elisa Meira Bastos