A sustentabilidade é um tema que já vem sendo debatido em nossa sociedade há décadas. Cada vez mais, há a preocupação de aperfeiçoar atividades voltadas para o uso eficiente dos recursos naturais, econômicos, sociais e humanos, que são fundamentais para garantir o futuro sustentável do nosso planeta.

Por isso, é de extrema importância que as empresas se adaptem, adotando práticas empresariais sustentáveis. Nesse sentido, as organizações que investem em ações favoráveis ao meio ambiente podem demonstrar isso para a sociedade por meio dos selos de empresa sustentável.

Atualmente, existem muitas certificações disponíveis, porém, cada uma atendendo a um determinado segmento ou conjunto de atividades desenvolvidas. As mais conhecidas no mercado nacional são:

  • FSC (Forest Stewardship Council);
  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design);
  • ISO 14001;
  • Selo Procel;
  • Rainforest Alliance Certified;
  • Site Sustentável.

Agora, você pode se perguntar: quais vantagens que a adesão de um desses selos pode gerar para a minha empresa? Bem, isso é o que este artigo mostrará. Continue lendo e saiba mais!

por-que-o-seu-negocio-precisa-de-um-selo-verde

Porque garante sobrevida ao seu negócio

Ser certificado é importante para mostrar ao público interno e externo que sua empresa consegue atingir seus objetivos usando a menor quantidade de recursos possíveis. Obviamente, isso trará os benefícios diretos para o meio ambiente no qual o seu empreendimento está inserido — mas, é também uma questão de sobrevivência em longo prazo para o seu negócio.

Afinal, como esperar que ele prospere se os consumidores não tiverem as mínimas condições para comprar suas ofertas no futuro? Cada vez mais, o uso dos recursos deve ser feito de forma racional e consciente. E isso inclui algumas práticas e recomendações, como:

  • O encaminhamento de lixo reaproveitável para centros de reciclagem;
  • O incentivo ao público interno para se locomover até o trabalho por meio de caronas, transporte público, ou até mesmo bicicletas, quando possível;
  • A geração da sua própria energia elétrica, com a captação de energia solar.

Porque gera economia de custos

O discurso de que o lucro é oposto à sustentabilidade se tornou defasado há bastante tempo. Toda ação sustentável é benéfica à economia de qualquer empresa, especialmente em médio e longo prazo. Quanto menor for o desperdício de recursos, maiores serão as suas receitas.

A questão do uso da energia solar, por exemplo, é algo que, em 5 anos, pode trazer o retorno financeiro despendido para aplicação de um projeto. Você garante uma empresa sustentável, reduz os gastos com as altas contas de energia e passa a ter um saldo positivo que pode ser investido em reduções de preços, desenvolvimento de produtos ou capacitação de pessoal.

Porque fortalece a sua marca

Do ponto de vista do branding, sua marca sai muito fortalecida quando é associada a ações sustentáveis, e esse é um diferencial relevante para sua empresa, principalmente se a competitividade em seu mercado for alta. Quando o preço, o design, o gosto, a cobertura e outras características de um produto ou serviço já estão nivelados, muitas vezes será um selo de empresa sustentável que poderá destacar suas ofertas aos olhos dos consumidores.

Contudo, mais importante até do que ostentar um certificado é demonstrar na prática para o público esse valor agregado que sua marca carrega. Produzir e divulgar campanhas de cunho sustentável e social é uma ótima maneira de expor que sua empresa consome responsavelmente os recursos naturais e procura refletir isso na entrega das suas ofertas.

Enfim, a obtenção do selo de empresa sustentável é importante para comprovar o uso eficiente dos recursos e para atrair novos clientes. A certificação marca que o seu empreendimento se esforça para evitar o desperdício, manter a qualidade de vida dos colaboradores, conscientizar o consumo e promover uma postura responsável diante da sociedade. É, portanto, uma ferramenta que traz ganhos não só ambientais, mas também sociais e econômicos.

E então, gostou do post? Entendeu como o seu negócio pode se beneficiar com a adoção do selo de empresa sustentável? Conte-nos o que você achou nos comentários e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

mm
Lucas Mendes

Formado em administração de empresas, por dois anos se dedicou a um MBA pela IESE Business School da universidade de Navara (Espanha). Atuou na Schneider Electric, empresa global especialista em gestão de energia e em bancos de investimento e fundos de capital de risco com foco nos setores de energia e infra-estrutura.