Se você se interessou por este blog post, existem grandes chances de já ter se convencido das vantagens que a instalação de um sistema fotovoltaico pode te proporcionar e está buscando a melhor empresa de energia solar e equipamentos para investir.

 

Imaginamos que a esta altura você já deva ter um bom número de propostas em mãos. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a filtrar essas propostas e fazer a escolha certa.

 

Antes de fechar negócio com uma empresa de energia solar, não deixe de verificar alguns pontos de extrema importância. Confira!

1- A empresa de energia solar utiliza software específico para estimativa de geração, contemplando bases de dados confiáveis?

Certifique-se de que a empresa de sua escolha utilize softwares de alta qualidade, como o Helioscope, por exemplo.

 

Os resultados das simulações feitas com este software são aceitos por bancos e investidores de grandes projetos de geração de energia, e utilizam um modelo matemático auditado, além de bases de dados de temperatura e irradiação de fontes confiáveis.

2- A Empresa de energia solar faz dimensionamento específico, considerando particularidades de cada telhado, ou fornece apenas um kit de prateleira?

Cada instalação tem as suas particularidades. Não basta selecionar o número de módulos e inversores e achar que a geração será sempre a mesma. Dependendo das características físicas do local e dos arranjos elétricos considerados, a geração de energia pode variar bastante.

 

Isso significa que além das simulações através de softwares, mencionados no tópico anterior, as visitas técnicas realizadas pelos engenheiros da empresa são fundamentais para identificar as particularidades de cada caso.

 

Verifique se essas condições são avaliadas por profissionais capacitados, cientes das possíveis adversidades que podem surgir em certos casos, como sombras ou orientações e inclinações diferentes entre os painéis.

 

Acesse este link e leia mais sobre energia solar fotovoltaica!

 

3- A Empresa de energia solar utiliza Drone para ter maior precisão no projeto do sistema?

Certifique-se de que a empresa de sua escolha faça uso de tecnologias com alta precisão de imagem, utilizando um Drone. Dessa forma, será possível identificar todos os aspectos importantes para o projeto do sistema de forma ágil e segura.

 

É possível captar as imagens do Drone e as transferir para o software de dimensionamento, o que permite uma visualização excelente para análise de onde será feita a instalação, diminuindo drasticamente a possibilidade de erros.

4- A Empresa de energia solar conta com histórico de projetos complexos?

Sabemos que é muito importante analisar o histórico de projetos de uma empresa, sobretudo os maiores e mais complexos.

 

A empresa de energia solar que você escolheu já lidou com projetos complexos? Ela possui uma gestão adequada que sabe lidar com esse tipo de projeto? A empresa possui planejamento? Fluxo de caixa?

 

São estes alguns dos fatores determinantes que diferem uma empresa da outra, em se tratando de projetos de maior porte.

5- Atenção no pós-venda!

Não acredite em empresas que dizem que o sistema não irá necessitar de eventuais manutenções. De fato, por não possuir partes móveis, a manutenção é mínima. Ainda assim, pode ser necessário reconfigurar a conexão do inversor com a rede wi-fi da sua casa, por exemplo.

 

Por isso, verifique se a empresa faz o monitoramento da performance dos sistemas instalados e realiza medidas corretivas em caso de problemas.

 

As melhores empresas utilizam aplicativos que permitem ao cliente verificar a geração em tempo real e ainda acusar qualquer necessidade de manutenção. No fim do mês você irá receber por e-mail um resumo com quanto economizou em dinheiro e também com emissões evitadas de CO2.

 

Por fim, é muito importante saber se a empresa irá te auxiliar a conferir se a concessionária está fazendo a correta compensação dos créditos energético. Fique sempre atento a este tipo de acompanhamento pós instalação!

 

6- Não se atenha apenas ao custo final do sistema!

A maioria das pessoas costuma analisar o investimento em energia solar sob a ótica dos custos. Desta forma, comparando sistemas de mesma potência, o mais barato será mais vantajoso. Acontece que, do ponto de vista financeiro, o mais correto seria uma análise sob a ótica de um investimento, e não um custo.

 

Assim, o melhor projeto é aquele que proporciona o melhor retorno financeiro, e não o que demandar menos capital. Isto significa que um sistema mais caro poderá ser mais atrativo se, em função da otimização das configurações entre placas e inversores, a geração de energia for maior (mesmo que o número de placas seja o mesmo!).

 

Pronto! Agora você já sabe os principais pontos à serem avaliados caso decida investir em um sistema de energia solar fotovoltaico.

 

Solicite um orçamento em nossa página!

 

  

 

 

 

Luiza Lopes