A Astra Solar sempre informa aos seus clientes que a manutenção no sistema de energia solar fotovoltaica é extremamente simples e de baixo custo, no entanto muito importante. Decidimos criar este artigo para fornecer ao leitor algumas boas práticas de manutenção e também alguns números referentes ao ganho que a manutenção adequada pode proporcionar.

manutenção no sistema de energia solar

Por que limpar os módulos?

O papel da manutenção é garantir que o sistema fotovoltaico continue gerando energia ao longo de toda a vida útil nos mesmos níveis de performance esperados durante a elaboração do projeto. Desta forma, o impacto da falta de manutenção é justamente a possibilidade de perda de performance, reduzindo a geração de energia e a consequente economia do consumidor.

Dentre os procedimentos a serem realizados pelo proprietário do sistema, o principal é a simples limpeza dos módulos fotovoltaicos. A limpeza remove impurezas que podem se acumular nos módulos com o tempo, tais como poeira, folhas e fezes de pássaros.

Estudos conduzidos em 2010 pelo instituto americano Electric Power Research Institute (EPRI) reportam que a perda de performance anual dos módulos por degradação, normalmente próxima a 0,75%, pode alcançar valores de 1-5% caso não seja realizada a limpeza.

Um dos efeitos da falta de limpeza que acentua a degradação dos módulos é conhecido como “hotspot”, que é o aquecimento excessivo de alguma(s) célula(s) do módulo. O aquecimento é causado pelo direcionamento de uma corrente elétrica excessiva para um determinado conjunto de células que esteja sendo sombreada, podendo causar, dentre outras consequências, a trinca do vidro módulo naquela área. Uma das principais causas dos “hotspots” é o depósito de fezes de pássaros.  

hotspot+módulo fotovoltaico

Paralelamente, além da acentuação da degradação anual dos módulos, a perda de performance momentânea causada pelo acúmulo de impurezas pode chegar a 15%. Desta maneira, por exemplo, um sistema mal cuidado que esteja gerando 400 kWh por mês poderia estar gerando na verdade 470 kWh.

Considerando a tarifa residencial da CEMIG nos patamares atuais (R$ 0,85/kWh – março de 2017), isso implica em deixar de economizar R$ 714,00 extras por ano, podendo aumentar o tempo de payback do projeto de 5 para 6 anos!

A melhor maneira de medir os benefícios da limpeza é comparar os resultados da geração de energia antes e após o procedimento.

Quando e como limpar os módulos?

limpeza dos módulos fotovoltaicos

A frequência com que deve ser realizada a limpeza dos módulos varia conforme as condições locais. Em locais onde chove muito, recomenda-se ao menos uma limpeza ao ano, que deve ser realizada na época mais seca. Já em locais onde chove com menos frequência, recomenda-se a limpeza ao menos 4 vezes ao ano.

 

Para realizar a limpeza dos módulos, fazemos as seguintes recomendações:

  • Não é necessário desligar o sistema para limpá-lo;
  • Não deve-se andar sobre os módulos;
  • Antes de limpar, deve-se realizar inspeção visual dos módulos. Caso detecte-se unidades com o vidro danificado, evite molhá-las;
  • A limpeza deve limitar-se à superfície dos módulos, não sendo necessário limpar a parte de trás;
  • Deve-se limpar os módulos primeiramente com água. Caso as impurezas permaneçam, deve-se utilizar detergente não abrasivo e equipamento do tipo esponja ou escova que não arranham a superfície dos módulos;
  • Não deve-se utilizar jato de água de alta pressão;
  • Pela natureza do processo, os módulos tendem a ficar mais quentes que a temperatura ambiente. Para evitar choques térmicos causados pelo contato com a água, recomenda-se que a limpeza seja realizada no início da manhã ou no fim da tarde.

Monitoramento e outros procedimentos

Além da limpeza, principalmente em sistemas instalados no solo, é importante sempre inspecionar a vegetação do entorno. Às vezes o crescimento de ramos de árvores pode causar sombra nos módulos ou até mesmo causar danos físicos nas fiações, prejudicando o sistema.

A tecnologia de monitoramento remoto dos sistemas fotovoltaicos possibilita a obtenção de dados em tempo real com o auxílio de computador ou até smartfone. Desta forma, o monitoramento é uma excelente ferramenta para rapidamente avaliar o desempenho do sistema e detectar problemas.

A Astra Solar faz questão de monitorar semanalmente o sistema de todos os seus clientes, notificando-os sempre que seja detectado algum comportamento anormal e buscando a solução para o problema o mais rápido o possível.

Siga as nossas recomendações e mantenha o seu sistema gerando energia renovável em alta performance! Dúvidas? Entre em contato conosco!

 

Elisa Meira Bastos