O ano de 2016 é considerado um grande marco para a energia solar, já que neste ano o sol se tornou a fonte mais barata de energia em diversos países! Mas o mercado de energia solar brasileiro ainda apresenta alguns desafios como desconhecimento da população e a indisponibilidade de linhas de financiamento adequadas.

Mas alguns desafios são muito positivos e esse post será sobre um deles!

Um dos primeiros projetos da Astra Solar foi a instalação de um sistema off-grid em uma área isolada. Os sistemas off-grid são sistemas de energia projetados para funcionar em locais não atendidos pela rede elétrica. Locais como o da imagem abaixo, na Serra do Cipó/MG, onde instalamos um pequeno sistema off-grid de 0,5kWp.

01

Postes de iluminação em estradas, câmeras de monitoramento em áreas rurais e sistemas de irrigação também são alguns exemplos de aplicação.

O desafio de gerar energia solar para área rural

A Serra do Cipó é uma região próxima à Belo Horizonte/MG, famosa pela beleza do cerrado e o grande número de cachoeiras. Mas levar energia solar para locais como esse é um verdadeiro desafio, principalmente quando o acesso por estradas é possível apenas até certo ponto.

Nesse projeto, nós conseguimos levar todo o equipamento apenas até parte do trajeto. Para chegar ao local de instalação foi necessário um esforço quase sobre-humano:

02

Nossa proposta para o sistema considerava 4 módulos fotovoltaicos de 150W, 4 baterias, 1 inversor, 2 controladores de carga e demais equipamentos de proteção e cabeamento solar. Para carregar todo esse equipamento pelas trilhas da Serra do Cipó nós tivemos a ajuda muito bem vinda de 4 mulas!

O caminho foi difícil e acidentado, mas a paisagem ajudou muito!

03

Posicionamento e instalação do sistema fotovoltaico

Um fator importante para todo sistema de energia solar é o posicionamento dos módulos fotovoltaicos, que influencia muito na eficiência de geração de energia. O ideal é instalar os módulos direcionados para o norte, desse modo é possível captar a luz do sol durante grande parte do dia. Além disso, é necessário calcular o ângulo correto de inclinação, pensando sempre na eficiência máxima do sistema. Sistemas fotovoltaicos precisam ser projetados com precisão,  lembre-se sempre de conferir todos os pontos de nosso check list antes de seguir com seu projeto!

Apesar das condições fora do padrão, a instalação do sistema ainda foi rápida e sem maiores complicações, com o posicionamento dos demais componentes em um local protegido, próximo aos módulos.

04

06

É importante lembrar que sistemas em áreas rurais não necessariamente precisam ser off-grid. Na maior parte dos projetos, a melhor opção é instalar um sistema conectado à rede elétrica existente, aproveitando de áreas abertas que têm pouco sombreamento.

Assim, você pode aproveitar todas as possibilidades da geração distribuída, como a modalidade de autoconsumo remoto, que permite a produção de energia limpa em um local mais remoto e a exportação de créditos para imóveis sem área suficiente para instalar o sistema.

O projeto instalado na Serra do Cipó foi muito importante para aprendermos sobre sistemas off-grid e o poder da geração distribuída. 

Esperamos que você tenha gostado do post e que entre em contato para saber mais e ver que o sol brilha para todos!

mm
Lucas Mendes

Formado em administração de empresas, por dois anos se dedicou a um MBA pela IESE Business School da universidade de Navara (Espanha). Atuou na Schneider Electric, empresa global especialista em gestão de energia e em bancos de investimento e fundos de capital de risco com foco nos setores de energia e infra-estrutura.