O Brasil está passando por um período de escasez de chuvas nos últimos anos. Como a matriz energética do país é altamente dependente da fonte hídrica, diante da falta de chuvas a energia tem que ser gerada por termelétricas – uma fonte bem mais cara e poluente. Em função disto, nesta terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia (Aneel) comunicou que a taxa extra cobrada nas contas de luz passará de R$ 3,50 para R$ 5,00 a cada 100 kWh consumidos.

Já imaginou o quanto sua conta de luz irá subir?

Pensando em você, preparamos algumas dicas de como reduzir sua conta de luz em casa. Dê uma conferida:

1 – Banho com chuveiro elétrico:

O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia. Por isso, tente tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos. Já que estamos nos aproximando do verão, você já pode selecionar a temperatura morna ou fria no seu chuveiro.

2- Deixar os aparelhos em stand-by:

Tudo que você deixa em stand by na sua casa (a TV, o DVD, o computador…) está gastando muita energia.

Retirar da tomada quando não estiver utilizando algum deles pode ser uma ótima ajuda para reduzir a sua conta de luz.

3 – Uso da geladeira:

Sugerimos que não deixe a porta da geladeira aberta por mais tempo que o necessário. Regule a temperatura interna para um nível intermediário e nunca guarde alimentos quentes. Isso, com certeza, vai ajudar a reduzir sua conta de luz.

4- Uso da iluminação:

Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas, como as de LED, e apague a luz ao sair de um cômodo. Pintar o ambiente com cores claras também ajuda na redução da sua conta de luz. Durante o dia, deixe as cortinas e persianas abertas para aproveitar ao máximo a luz solar.

5-  Uso do ferro de passar roupa:

Uma boa ideia para diminuir o valor da conta de luz é juntar roupas para passar de uma só vez, por exemplo. Nunca deixe o ferro ligado quando não estiver em uso.

6- Uso de Ar Condicionado:

Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado ligado. Manter os filtros limpos é outra dica importante. Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho e coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.

7- Instalação de painéis fotovoltaicos em casa:

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico você passa a economizar muito na conta de luz. O sistema permite que você use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária.

Além disso, caso você não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos energéticos que podem ser utilizados em até 60 meses.


Astra Solar - energia solar fotovoltaica
Projeto da Astra Solar operando em Nova Lima, MG.


Quer saber mais sobre a instalação de sistemas fotovoltaicos em residências? Baixe nosso Ebook.

Com a ajuda destas dicas simples, você será capaz de reduzir a sua conta de luz e ainda ajudará a economizar este bem tão precioso e escasso em todo o Brasil.

 

Luiza Lopes