A energia solar fotovoltaica, através da geração distribuída, permite que consumidores gerem sua própria energia de forma mais limpa e barata do que a energia fornecida pelas concessionárias.

conta de luz energia solar

A energia solar vem crescendo mundialmente a uma velocidade impressionante. Os principais fatores que contribuem com esse crescimento são a queda nos custos de fabricação dos painéis solares e demais componentes do sistema, a crescente preocupação com o aquecimento global e, finalmente, o aumento do preço da energia fornecida pelas distribuidoras.

No Brasil, este último ponto pode ser considerado a principal justificativa para o recente crescimento no número de sistemas solares. Só em 2015 o número de sistemas conectados à rede, através da geração distribuída, cresceu mais de 300%.

Diante dos fortes aumentos nas tarifas de energia de 2015, em consequência da falta de chuvas e de fracassadas intervenções do governo no setor, o investimento em energia solar fotovoltaica se tornou uma alternativa economicamente viável. A queda do preço dos painéis solares, alcançada em função dos enormes investimentos feitos por países como EUA, China, Alemanha, Austrália e Japão, também contribui para a viabilidade financeira dos sistemas de energia solar.

Nas condições atuais o investimento em energia solar se paga em até 5 anos, dependendo da localidade onde os módulos forem instalados e o valor da tarifa a ser compensada. Esse retorno considera os preços atuais de energia. Se a tarifa energética subir ainda mais, como se espera, o retorno será antecipado. Os módulos utilizados pela Astra Solar têm garantia de performance de 25 anos. Ou seja, em 5 anos a economia de energia proporcionada será igual ao valor do investimento no sistema e ao longo dos próximos 20 anos o cliente terá energia gratuita gerada pelo sistema fotovoltaico.

mm
Lucas Mendes

Formado em administração de empresas, por dois anos se dedicou a um MBA pela IESE Business School da universidade de Navara (Espanha). Atuou na Schneider Electric, empresa global especialista em gestão de energia e em bancos de investimento e fundos de capital de risco com foco nos setores de energia e infra-estrutura.