O gasto com a conta de luz costuma ser um dos maiores em qualquer estabelecimento. Isso acontece, em parte, pelo alto consumo de energia de diversos eletrodomésticos — mas também pode ser resultado da falta de planejamento ou de estratégia.

Quer saber como diminuir conta de luz? Então, continue a leitura e descubra as estratégias sustentáveis que separamos especialmente para você!

Troque as lâmpadas

Inicialmente, trocar todas as lâmpadas do estabelecimento pode parecer um investimento pouco atraente, mas a medida traz reduções significativas no gasto de energia. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, são bem melhores que as incandescentes. Para você ter uma noção, apenas 8% da energia que passa pelas incandescentes é revertido em luz — todo o resto se dissipa na forma de calor!

As lâmpadas LED se destacam como a melhor opção: mais econômicas que as alternativas, elas ainda têm uma durabilidade superior — ou seja, depois da troca inicial, você vai ficar com elas por um bom tempo. A economia de energia pode atingir 70% do valor anterior, o que é motivo de sobra para que esse investimento entre para sua lista de prioridades!

Aposte em ambientes claros e abertos

Ter uma casa ou um escritório adaptado para que a luz do dia entre é uma ótima opção. Dessa forma, você não precisa gastar com iluminação durante o dia. A dica é abrir a janela e deixar a iluminação entrar! Se possível, invista em janelas ou ambientes com bastante vidro — assim, seu gasto com iluminação fica praticamente restrito ao período da noite. Outra boa dica é explorar cores claras para as paredes e tetos, que também fazem com que o ambiente precise de menos iluminação.

Opte por eletrodomésticos econômicos

Os eletrodomésticos são praticamente indispensáveis na nossa vida, não é mesmo? É impossível viver sem uma geladeira, por exemplo! Mas, para economizar de verdade, você pode optar por aqueles que são mais sustentáveis e consomem menos energia — características indicadas pelos selos da Procel ou do Inmetro. Esse pode ser um bom índice antes de você decidir se vai ou não comprar um novo equipamento eletrônico.

Além disso, não deixe de desligar cada um deles na tomada quando não estiver utilizando. Muitas pessoas acham que basta desligar no botão on/off, mas o equipamento continua em stand-by, que significa pronto para uso — ou seja, continua consumindo energia! É claro que não dá para fazer isso com a geladeira, mas você pode tirar a televisão, o som e o Blu-ray da tomada, por exemplo.

Invista em energia solar

A energia solar é outra ótima maneira de diminuir sua conta de luz. Considerando os aumentos na conta de luz nos últimos anos e a forte queda no preço dos painéis solares, em muitos casos já é mais barato gerar sua própria energia que comprá-la da distribuidora. Você consegue amortizar todo o investimento em torno de 5 anos e logo no primeiro mês já consegue uma redução de até 90% dos gastos. Os sistemas instalados pela Astra Solar têm garantia de performance de 25 anos. Ou seja, nesse caso você terá energia limpa e gratuita por 20 anos!

Com essas estratégias sustentáveis e simples, você diminuirá sua conta de luz e terá ótimos resultados no consumo de energia da sua casa. Assim, você cuida do seu bolso e do meio ambiente!

Agora, que tal dividir essa ideia com seus amigos e colegas? Se você acha que essas dicas para diminuir conta de luz podem ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar nosso post nas suas redes sociais!

mm
Lucas Mendes

Formado em administração de empresas, por dois anos se dedicou a um MBA pela IESE Business School da universidade de Navara (Espanha). Atuou na Schneider Electric, empresa global especialista em gestão de energia e em bancos de investimento e fundos de capital de risco com foco nos setores de energia e infra-estrutura.