many-reasons-to-go-solar

 

 

Uma das energias mais caras do mundo, grande potencial de insolação do Brasil, queda nos preços dos equipamentos de fotovoltaicos, aumentos seguidos nas bandeiras tarifárias…

Você precisa de mais motivos pra instalar um sistema de energia solar fotovoltaica? Fizemos esse post simples com 10 motivos para te ajudar a tomar a decisão correta e começar a economizar na conta de energia utilizando a luz do sol!

1) Redução de custos

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico você passa a economizar muito na conta de luz. O sistema permite que você use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária.

Além disso, caso você não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos energéticos que podem ser utilizados em até 60 meses.

2) Melhor retorno para seu investimento

Como já indicamos em outro blog post, o sistema de energia solar é um investimento que apresenta um retorno melhor do que qualquer aplicação de renda fixa. Tal rendimento chega a ser até duas vezes melhor do que aplicações comuns (e não estamos falando da poupança). Você pode ver o blog post clicando aqui.

3) Valorização do seu imóvel

Você pode ter energia solar fotovoltaica mesmo se não pretende ficar no mesmo imóvel durante toda a vida útil do sistema. No mercado dos EUA as casas solares já têm um valor agregado maior e são até vendidas em menos tempo. Também já abordamos esse ponto em outro blog post, que você pode ler aqui.

4) Instalação rápida e simples

Os sistemas fotovoltaicos são instalados em média em 5 dias. Normalmente não são feitas grandes intervenções no imóvel e não é necessário o desligamento da energia da casa por longos períodos. Na verdade a energia do imóvel é desligada em apenas dois momentos da instalação, ambos na fase final. Para ver como funciona uma instalação passo a passo, clique aqui e leia o blog post que escrevemos.

5) Quanto mais você espera, menos você economiza

O preço dos equipamentos fotovoltaicos caiu muito recentemente, mas esperar que ele baixe ainda mais para instalar o sistema não é a melhor decisão. Você pode ver neste post a análise que fizemos sobre as duas possibilidades: esperar o preço cair ou instalar agora?

6) Fique livre das alterações da tarifa

O sistema de bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) existe em função da queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas que implica na utilização de termelétricas para geração de energia. Como a energia gerada pela queima de combustíveis fósseis é mais cara (além de ser muito mais poluente) os consumidores têm que pagar mais pela energia que consomem.

No entanto, imóveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica ficam livres dessas alterações já que, de acordo com o sistema de compensação em vigor no Brasil, cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido, independente do valor final da tarifa. Para saber mais sobre as bandeiras tarifárias clique aqui.

7) Manutenção fácil

A manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica é muito simples. Por não ter partes móveis ou motores, a manutenção do sistema se concentra principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos.

Na maioria das vezes as chuvas se encarregam de limpá-los, mas mesmo assim é importante ter certeza que não existem obstruções que podem diminuir a eficiência do sistema. Escrevemos um post sobre a importância da manutenção, que você pode ler clicando aqui.

8) Sistema extremamente resistente e durável

Os módulos fotovoltaicos tem garantia de performance de 25 anos! Isso implica que após seu investimento em energia fotovoltaica se pagar a partir da economia proporcionada na conta de luz, você irá gerar energia limpa e sem custos! Além disso os módulos fotovoltaicos são extremamente duráveis, passando por testes de impacto que simulam granizo e outros objetos. Como exemplo, veja esse vídeo de um fabricante de módulos fotovoltaicos (em inglês).

9) Instalação sem burocracia

Após decidir pela contratação do sistema você não precisa se preocupar com mais nada. A Astra Solar se responsabiliza por todos os trâmites com a concessionária de energia e entrega o sistema pronto: homologado, instalado e operando. A economia e todas as outras vantagens aparecem já no primeiro mês após a instalação. Clique aqui e veja um post que escrevemos sobre um caso real e veja como fica sua conta de energia após a instalação do sistema.

10) Faz bem pra você, pra rede elétrica e pro planeta

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta. Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica você garante um suprimento eterno de energia sustentável, colaborando com a descarbonização da economia.

Além disso, a descentralização dos pontos de geração, a partir da Geração Distribuída, colabora com a rede elétrica como um todo, diminuindo a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão, assim como de novos investimentos em grandes hidrelétricas que têm um impacto ambiental enorme.

Está convencido de todas as vantagens que um sistema fotovoltaico pode trazer? Você consegue pensar em mais motivos? Conte pra gente pelo nosso canal de comunicação ou já vá em frente e peça seu orçamento!

 

mm
Lucas Mendes

Formado em administração de empresas, por dois anos se dedicou a um MBA pela IESE Business School da universidade de Navara (Espanha). Atuou na Schneider Electric, empresa global especialista em gestão de energia e em bancos de investimento e fundos de capital de risco com foco nos setores de energia e infra-estrutura.